NÃO SUFOQUE O ARTISTA
De onde vem esta Trend ( tendência ) do TikTok e para quê ela foi criada?
Primeiro de tudo, vamos entender o que é uma trend. Trend é uma tendência de comportamento com grande poder de circulação nas redes sociais. Um movimento coletivo fruto dessa Era Digital.
Agora vamos entender o objetivo dela. Toda criação tem um objetivo, mesmo obras de arte que se encaixam na premissa ARTE NÂO SE EXPLICA, estão fazendo seu papel de expressão do criador:
Exprimir para o mundo um conglomerado de ideias, sentimentos e percepções pessoais do canal Artista.
Chamar a atenção também é um bom indício de algo relevante criado na internet, visto que, tudo vai se repetindo e você acaba sempre esbarrando em mais do mesmo.
Acontece que esta não é só mais uma tendência passageira.
Mas sim, uma espécie de MANIFESTO dos criativos. Uma forma diferente para falar sobre o que, muitas vezes, temos dificuldade em dizer.
Hey, toda a criação tem um tempo, não SUFOQUE O ARTISTA.
Isso se aplica também na possibilidade de não querermos criar de tudo o tempo todo. Nossa criatividade não está 100% disponível e isso precisa ser dito.
Para entender mais este movimento, leia também este artigo da CAPRICHO que aborda como o movimento se iniciou nas redes sociais. LINK ARTIGO
Refletindo sobre este movimento, lembrei de um capítulo do livro SIGA EM FRENTE, intitulado “APRENDA A DIZER NÃO”, onde o autor AUSTIN KLEON fala sobre criar novas formas de dizer coisas difíceis. Ele conta o caso do artista Jasper Johns, que respondia convites com um carimbo personalizado que dizia “LAMENTO”. Kleon também cita outros criativos que inventaram novas formas para recusar convites.
Isso é um alívio e te convido a experimentar!
Deixarei o link do podcast no final deste post.
Uau, vejam como a arte de criar soluções até para nossas dificuldades (gerenciar a quantidade de directs que recebemos no dia) pode causar um efeito interessante a ponto de você ser convidada para falar em um podcast sobre a sua trajetória e o seu trabalho.
No final das contas, tudo é um apropriamento de ideias. Então, ainda parafraseando o incrível Austin Kleon, "ROUBE COMO UM ARTISTA".
Utilize ideias já existentes para criar soluções para a sua vida e negócio. Jamais inventamos a roda, pois nosso cérebro só cria a partir de informações pré-existentes. O que Platão chamou de plano das ideias e Carl Jung chamou de arquétipos.
Desta mesma ideia, criei um texto para este BLOG NOTAS DE LARAMÔ, contei a história de como criei uma forma divertida de explicar a minha dificuldade em responder directs por causa do meu TDAH e me apropriei desta narrativa para criar um produto para os meus clientes criativos que querem aderir a este movimento de esclarecer que toda a criatividade tem suas próprias regras e que o artista precisa respeitar o seu próprio tempo de criação para ser um canal de boas ideias.
Porque afinal, é justamente quando não queremos criar que as melhores ideias aparecem.
Obrigada por ler até aqui, cereja criativa.
Com arte e amor, LaraMô. 🍒
Comentários
Postar um comentário