CRIATIVIDADE, INSPIRAÇÃO OU TRANSPIRAÇÃO?

 

O que realmente te impulsiona a criar mais? 

Esperar que a inspiração venha até você ou se esforçar para que ela te encontre enquanto você trabalha?

Picasso tem uma frase que eu adoro:

"Inspiração existe, mas ela precisa te encontrar trabalhando" 

Foto: Museu do Picasso em Barcelona- Espanha

Tu concorda? Bom, pega teu café e vamos conversar sobre isso.

Esses dias, tive um daqueles momentos de SORTE em que a inspiração veio me visitar no Atelier.

Estava trabalhando em dois projetos que exigem o meu lado mais profundo e poético. Ambos produtos para marcas de mulheres incríveis, clientes do meu serviço de direção criativa, MARCAS QUE ENCANTAM.

Um desses projetos é um Tarot que se chama SUA VOZ para a especialista em comunicação de impacto, Marina Doliveira, e o outro é o design de um planner de autoconhecimento para a fotógrafa e mentora Anni Hellwig (um dia aprenderei a escrever esse nome chiquíssimo sem olhar).

Ambas solicitaram a minha assinatura criativa em seus produtos. Deixaram-me à vontade para criar com o meu olhar livre e sensível. Há meses tenho buscado inspiração para estes trabalhos especiais e depois de um bom tempo maturando ideias. VOILÀ. De repente, fui contemplada com uma enxurrada de inspirações.

Perceba aqui que a inspiração chegou DEPOIS da transpiração. Há muitos dias já estava em processo de pesquisa e estudo de possibilidades criativas.

Quando a inspiração chega nesta avalanche, é bem interessante, sinto uma vontade de escrever em diferentes superfícies e papéis.

Peguei meu bloco de papel Hahnemühle (talvez um dia eu também aprenda a escrever o nome desta marca sem precisar conferir kk link aqui.) e me coloquei a escrever.

ESCREVER, ESCREVER E ESCREVER. ISSO É QUE TE FAZ ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES E TER UM REPERTÓRIO DE IDEIAS PARA O PROJETO.

Também senti vontade de escrever no sketchbook da viagem recente que fiz para a Itália, neste momento de inspiração, pode acontecer um impulso de anotar ideias em várias superfícies diferentes, não recuse a experimentação, apenas siga a sua intuição.

Sketchbook que comprei na última viagem

Nele escrevi o seguinte:

_"Quando as ideias flutuam perto da mente, sentimos uma vontade de descobrir o que se aproxima.

É preciso silenciar e deixar a informação se aproximar devagar.

Como quando você se aproxima de um animal arisco que se mostra desconfiado com a sua presença.

Uma ideia é tão delicada e sutil que se você não está atenta aos seus sinais se aproximando, você a deixa escapar. Penso que ela também testa sua energia para ver se você está pronta para recebê-la.

Ela te testa, ela sempre te testará."

Observe que este texto surgiu entre as inspirações para os projetos das minhas clientes. É como se a porta da criatividade se abrisse, permitindo que uma série de ideias que aguardavam o momento certo finalmente chegassem à minha mente consciente. Este texto, que acabei de transcrever do meu caderno de anotações da Itália, foi um tipo de conselho que escrevi para mim mesma e que agora compartilho com vocês neste post.

Deixe a ideia descansar.

Não quer dizer que a sua ideia não seja boa o suficiente para vir ao mundo como está, mas você SENTE QUE ELA AINDA PODE MELHORAR.

Apenas, deixe-a descansar.

Quando você transpira (Pesquisa, estuda as possibilidades da ideia, busca referências, faz testes, etc.) e depois deixa a ideia descansar, há uma grande probabilidade da Inspiração chegar.

A Emoção de Sentir a Lâmpada se acender acima da cabeça.

É tão bom quando a inspiração chega assim, ela passa por você com tanta facilidade, como se você, o canal de captação da ideia, deixasse o caminho livre para ela passar.

Mas lembre-se, 90% do tempo a criatividade é enfrentamento, a inspiração é uma espécie de recompensa criativa, ela pode ou não chegar em todos os seus projetos. Este enfrentamento já começa no início de projeto. Quando ele ainda tem uma aura de página em branco que encoraja a experienciar coisas novas. Um misto de "posso criar tudo" e um medo de "Meu Deus, posso criar qualquer coisa, como escolher entre tantas possibilidades?"

Depois, você passa por momentos de "Eu não sei o que estou fazendo, estava tudo perfeito em minha imaginação, não sei se é bem isso que eu quero, será que as pessoas vão gostar?"

Toda criação envolve fases da mente, é uma gestação, é uma luta com sua capacidade criativa do início ao fim. Nem sempre você recebe momentos de insights repentinos de inspiração. No final das contas, criar é sempre uma grande aposta.

E como diz o Rick Rubin em O Ato Criativo:

“O trabalho se revela ao longo do caminho”. Ao contrário do que a maioria dos não criativos pensam, não é uma jornada fácil e linear. Mas sim, um processo de altos e baixos de grandes descobertas, tentativas e erros a cada criação.

Isso acontece porque a ideia e execução da mesma acontece no nosso cérebro, que na maioria das vezes, processa o desconhecido como algo perigoso e cria cenários para que a gente não se coloque em perigo.

Fonte: Pinterest

MAS, o primeiro passo é não se agarrar a esses pensamentos.

Pois existe uma lacuna entre a imaginação e a realidade e a distância entre esses dois pontos é sua responsabilidade de atuar. Depois dessa nossa conversa criativa, você entende melhor o funcionamento da sua mente e por isso, tem mais autonomia para dominar esses processamentos naturais do cérebro que sempre tendem a te manter na zona de conforto.

O segredo é fazer como Picasso, sempre se sentar para trabalhar mesmo que não esteja inspirado e a cada bloco de tempo que você se dedica a este projeto deixar a procrastinação e o perfeccionismo de lado para então muscular o seu projeto. Dar um tempo para a ideia “se acomodar” na sua mente, deixar ela descansar (aqui você pode descansar de qualquer atividade criativa ou focar em outros projetos paralelos).

E se você for agraciado com a visita da inspiração, aproveite ao máximo este momento raro e delicioso.

Entenda que o processo criativo mora fora da sua zona de conforto, e troque a busca por inspiração por transpiração, siga criando. ✨

Com arte e amor, LaraMô 🍒


Livro sobre criatividade mencionado neste Post: O ato criativo: Uma forma de ser - link aqui 

















Comentários

Postagens mais visitadas